Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores

Fundadora do Anda recebe ataques após posicionamento contra Governo

Os ataques vêm ocorrendo desde 2019. As plataformas da Anda já foram invadidas por diversas vezes e eles continuam sofrendo ameaças nas redes sociais

Por: Isabela Alves

A Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e sua fundadora, a jornalista Silvana Andrade, vem sofrendo ataques cibernéticos devido ao seu posicionamento contra as novas medidas tomadas pelo Governo Federal.

Os projetos que a ONG é contra são aqueles que liberaram a caça, facilitaram a emissão do CAC (Certificado de Registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), regulamentam a vaquejada, e incentivam o armamento, desmatamento, invasão de áreas indígenas e liberação de agrotóxicos. 

Além das ameaças nas redes sociais, a jornalista foi vítima de uma intimidação física em 2019, quando teve seu carro acuado por outros veículos enquanto dirigia a Rodovia dos Bandeirantes após sair de uma palestra. 

A sequência de ataques virtuais

No último dia 23 de setembro, ocorreu uma tentativa de invasão à conta de email da Agência de Notícias, o que exigiu mudança de senha para a retomada do acesso. 

No dia 17 do mesmo mês, o site da entidade havia sido sequestrado e derrubado, com mudança de senha e login na conta do Registro.br. O site só foi recuperado 24 horas depois do ataque. 

No mesmo dia houve a invasão das contas do Twitter e do Instagram. Apenas com a sua segunda rede que a ONG conseguiu recuperar o acesso. No Twitter, foi apagado todo o conteúdo. 

Em fevereiro deste ano, o site da Anda foi invadido e ficou quatro dias fora do ar. Foram necessários cinco meses para recuperar o conteúdo deletado. O mesmo ocorreu com o canal do Youtube, onde saíram do ar vídeos que acumulavam 1 milhão de visualizações. 

Em nota, o SJSP (Sindicato dos Jornalistas de São Paulo) e a Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas) se colocaram à disposição da colega para as medidas políticas e judiciais que estiverem ao alcance das entidades, em defesa de sua atividade jornalística, da liberdade de expressão e contra o banditismo das redes, que busca impedir o acesso da população à informação.

Fonte: SJSP

Pular para o conteúdo