Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores
Imagem: Reprodução Uol

Jornalista Mauro Cezar Pereira é atacado por torcedores do Palmeiras

O jornalista foi processado pelo treinador Abel Ferreira, treinador do time, após Mauro ter afirmado que o Abel tem “uma visão de colonizador”

Por: Isabela Alves

O jornalista esportivo Mauro Cezar Pereira, 59, comentarista esportivo da TV Cultura, da rádio Jovem Pan e articulista do portal UOL, vem sofrendo ataques pelas redes sociais dos torcedores do Palmeiras e teve seu número de whatsapp vazado.

Os ataques começaram quando Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, processou o jornalista após ele ter afirmado que o treinador português tem “uma visão de colonizador”. O processo também se estendeu à Jovem Pan, grupo de comunicação ao qual Mauro trabalha. A indenização exigida foi de R$ 50 mil por danos morais. 

O jornalista criticou uma declaração dada pelo treinador em uma entrevista coletiva, quando ao analisar a situação de um atleta flagrado bebendo nas vésperas de uma partida, fez um comentário sobre a carência na formação educacional no Brasil. 

Após esse comentário, o jornalista declarou: “Fala em tom professoral como se estivesse ensinando para nós brasileiros como a gente deve se comportar”. 

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo afirmou que em sua atividade profissional, o jornalista emite opiniões e faz comentários sobre futebol, exercendo o direito de crítica.

Os que discordam têm todo o direito, também, de rebater seus argumentos e apresentar o que pensam a respeito. O que não se pode admitir é a tentativa de calá-lo por intermédio de ações judiciais intimidadoras. Isso caracteriza censura indireta, contra a qual os jornalistas e os cidadãos brasileiros tanto lutaram.

“O SJSP defende o exercício do jornalismo expresso na atividade de Mauro Cezar Pereira e ressalta a importância de seu trabalho de crítico esportivo. Além disso, o Sindicato se manifesta contra qualquer tipo de censura ou restrição ao trabalho jornalístico e em defesa da liberdade de expressão e do direito de crítica contido na liberdade de imprensa”, completa a nota. 

Fonte: Metrópolis e Portal dos Jornalistas

Imagem: Reprodução Uol

Pular para o conteúdo