Parceiros

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores é fruto de uma articulação entre organizações da sociedade civil com parceiros de diferentes setores da sociedade de todo o Brasil.

Coletivo Maré Vive

O Coletivo Maré Vive é um canal de mídia comunitária feito de forma colaborativa por moradores e moradoras de diversas partes do Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele surgiu em 2014  como um canal no Facebook e hoje está presente em outras plataformas digitais de comunicação.

Na Veia da Nêga

O blog 'Na Veia da Nega' assume uma postura de diálogo entre raça, gênero, sexualidade e o público interessado em consumir um conteúdo engajado. Antirracismo, feminismo negro, diálogos francos sobre lesbianidade e maternidade solo marcam a escrita.

Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio (Criar Brasil)

O Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio – Criar Brasil é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro e atuação nacional dedicada ao aprofundamento da democracia e à defesa dos direitos humanos tendo o direito humano à comunicação como instrumento e horizonte de luta. Todas as nossas atividades estão voltadas para a promoção da pluralidade, da diversidade, dos múltiplos saberes e da construção coletiva do conhecimento.

Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ)

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) é uma organização sem fins lucrativos reconhecida nacional e internacionalmente por representar as comunidades negras rurais quilombolas do Brasil. Da CONAQ participam representantes das comunidades quilombolas de 24 estados da federação: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. Os quilombos estão presentes em 30% dos municípios brasileiros e em todas as 5 Regiões do Brasil.

Agência Mural de Jornalismo das Periferias

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias, em especial na Grande São Paulo.

Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO)

A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias - Abraço Brasil foi fundada no dia 25 de agosto de 1996, na cidade de Praia Grande - SP, para fazer a luta em defesa das rádios comunitárias em nosso país. Tem a tarefa juntamente com outras entidades da sociedade civil de fazer a luta pela democratização da comunicação. Comunicação é conhecimento e a população precisa todos os dias apropriar-se deste conhecimento para que possam melhorar a sua qualidade de vida num país democrático e justo.

Jornalistas Livres

Jornalistas Livres são mídia alternativa em defesa da Democracia, da Cultura, dos Direitos Humanos e das Conquistas Sociais. Acreditamos no jornalismo como fonte de conhecimento transformador, de superação das desigualdades e de construção de um mundo menos autoritário e menos concentrado nas mãos de um poderio militar, econômico e midiático.

Brasil de Fato (BdF)

Para levar uma visão popular, do Brasil e do mundo, para todos os cantos, em 2003 fruto da articulação de movimentos populares, surge o jornal Brasil de Fato. O BdF busca ser expressar a dos trabalhadores por meio do jornalismo de profundidade, com qualidade, agilidade, análise e exclusividade.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é um movimento de ativismo político e social brasileiro organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. Foram cerca de 450 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e organização.

Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)

O Núcleo Piratininga de Comunicação foi criado em 1995 como uma escola de formação política com ênfase na comunicação sindical e na história das lutas dos trabalhadores e das lutas sociais. O NPC é um centro independente e plural voltado principalmente para sindicatos, movimentos sociais e coletivos autônomos. O NPC nasceu e se mantém como uma organização autossustentável. Para isso recebe contribuições de sindicatos para a realização de cursos e produção de material sindical. Seu estatuto permite a produção e venda de publicações para sua sustentação. Por volta do ano de 2004, o NPC despertou para a realidade das favelas do Rio de Janeiro e tomou a decisão de fortalecer o entrelaçamento da luta sindical e popular, ao mesmo tempo em que começou a formar comunicadores e lutadores populares que vivem em favelas. Em 30 anos passaram por nossos cursos cerca de 35.000,00 mil pessoas.

Movimento Brasil Popular (MBP)

O Movimento Brasil Popular é um movimento político que articula diversas organizações, como movimentos populares de juventude, do movimento negro, feminista, LGBTIA+, camponês, sindical e por direitos sociais, que visa derrotar o fascismo junto à e numa relação de complementação com as forças politicas comprometidas com a democracia, ao passo que busca enfrentar os problemas concretos do povo brasileiro numa perspectiva emancipatória, construindo um Projeto Popular para o Brasil.

Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Fundada em junho de 1975, durante a ditadura militar, como resposta à grave situação vivida pelos trabalhadores rurais, posseiros e peões, sobretudo na Amazônia, explorados em seu trabalho, submetidos a condições análogas ao trabalho escravo e expulsos das terras que ocupavam. A CPT foi criada para ser um serviço à causa dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e de ser um suporte para a sua organização. Em cada região, o trabalho da CPT adquiriu uma tonalidade diferente de acordo com os desafios que a realidade apresentava.