Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores

Repórteres são expulsos de manifestação bolsonarista, no Espírito Santo

Equipe precisou ser escoltada por conta de ataques verbais vindos de manifestantes e também de um vereador

Por Gabriela Costa

Equipe de jornalistas da TV Vitória é ameaçada em ato de 1º de Maio. Os repórteres foram escoltados pela Guarda Civil por conta do risco de violência física. O caso aconteceu em Vila Velha, município do Espírito Santo.

O repórter Alex Pandini e o cinegrafista José Jantorno estavam entrevistando uma mulher que segurava um cartaz pedindo intervenção militar quando um vereador local gritou com a equipe. Rômulo Lacerda (PTB) impediu a gravação enquanto gritava insultos para a imprensa.

“Ela aceitou dar entrevista e estava falando conosco, quando apareceu o vereador Rômulo Lacerda, gritando, dizendo que eu queria ‘denegrir’ o movimento”, relatou Pandini ao jornal “Folha Vitória”. O momento da agressão verbal foi filmada por alguns participantes.

O jornalista também detalhou os tipos de ataques que sofreu ao longo do movimento: “Colocaram uma bandeira do Brasil tapando nossa câmera para não filmar, colocaram um boné na minha cabeça e começaram as vaias e os xingamentos. Teve um rapaz no trio que nos chamou de imprensa canalha e jornal fuleiro.”

Ele ainda complementa sobre a atitude do político: “Fui tentar entrevistar um outro rapaz, que estava na manifestação, e mais uma vez o vereador impediu. Eu até perguntei ao vereador se ele queria dar entrevista, mas ele não parava de gritar. Aí, como estávamos sendo hostilizados e o clima de animosidade era grande, a Guarda chegou e tivemos que ir embora”.

Algumas pessoas tentaram defender o direito da imprensa de cobrir a manifestação, mas não surtiu efeito. A equipe se retirou do local ao som de vaias e gritos, como revela vídeo divulgado pelo jornal “A Gazeta”.

Até o momento, o vereador ainda não se pronunciou sobre o episódio.

O governador do estado, Renato Casagrande, se posicionou em uma de suas redes sociais: “A liberdade de imprensa faz parte do Estado Democrático de Direito e está garantida em nossa Constituição […]. As manifestações são legítimas e não podemos aceitar que as usem para destilar ódio.”

Imagem: Folha Vitória

Pular para o conteúdo