Os jornalistas foram atacados enquanto realizavam uma reportagem sobre a presença de bichos e larvas na merenda escolar
Por: Isabela Alves
Na última sexta-feira (6), a equipe da TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo, foi atacada durante uma reportagem na escola estadual EEEP Profa. Marly Ferreira Martins, em Caucaia (CE).
Um jornalista e repórter cinematográfico foram atacados enquanto realizavam uma reportagem que denunciava a presença de bichos e larvas na merenda escolar quando uma pessoa ainda não identificada pela Secretaria Estadual de Educação começou a agredir a equipe verbalmente.
O agressor chegou a empurrar a câmera de reportagem por duas vezes e xingou os profissionais de “bostas e sensacionalistas”.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam os ataques e a intimidação ao trabalho jornalístico. Em nota, as instituições afirmaram: “É revoltante que esse episódio, inclusive, tenha se dado em uma repartição pública, que deveria primar pelo respeito ao livre trabalho da imprensa”.
As entidades esperam que a Secretaria de Educação do Ceará tome as medidas cabíveis para reparar as violações ao exercício profissional dos jornalistas e que situações como essa não voltem a acontecer.
Neste momento, o Sindjorce e FENAJ lutam pelo estabelecimento de um protocolo estadual de segurança para os profissionais da comunicação do Estado.
Fonte: FENAJ