Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores

Equipe da TV Verdes Mares são intimidados durante reportagem em escola estadual, no CE

Os jornalistas foram atacados enquanto realizavam uma reportagem sobre a presença de bichos e larvas na merenda escolar

Por: Isabela Alves

Na última sexta-feira (6), a equipe da TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo, foi atacada durante uma reportagem na escola estadual EEEP Profa. Marly Ferreira Martins, em Caucaia (CE).

Um jornalista e repórter cinematográfico foram atacados enquanto realizavam uma reportagem que denunciava a presença de bichos e larvas na merenda escolar quando uma pessoa ainda não identificada pela Secretaria Estadual de Educação começou a agredir a equipe verbalmente. 

O agressor chegou a empurrar a câmera de reportagem por duas vezes e xingou os profissionais de “bostas e sensacionalistas”.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam os ataques e a intimidação ao trabalho jornalístico. Em nota, as instituições afirmaram: “É revoltante que esse episódio, inclusive, tenha se dado em uma repartição pública, que deveria primar pelo respeito ao livre trabalho da imprensa”. 

As entidades esperam que a Secretaria de Educação do Ceará tome as medidas cabíveis para reparar as violações ao exercício profissional dos jornalistas e que situações como essa não voltem a acontecer.

Neste momento, o Sindjorce e FENAJ lutam pelo estabelecimento de um protocolo estadual de segurança para os profissionais da comunicação do Estado. 

Fonte: FENAJ

Pular para o conteúdo