Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Governo do RJ anuncia em site que atacou repórter que revelou cargos secretos

O site foi criado há um mês e recebeu o investimento de R$36 mil para publicar uma campanha de violência contra a mulher

Por: Isabela Alves

No dia 4 de julho, o governo do Rio de Janeiro pagou R$36 mil em publicidade ao site Diário da Guanabara pela divulgação de uma propaganda institucional sobre violência contra a mulher. 

O mesmo blog publicou uma reportagem no dia 7 de agosto contra o jornalista Ruben Berta, que vem revelando esquemas de corrupção no governo de Cláudio Castro. O portal que recebeu o financiamento e fez a reportagem contra o jornalista foi criado no dia 1º de junho. 

O Portal Viu!, criado por Roberto Barbosa, também recebeu dinheiro de publicidade do governo do Rio para veicular a propaganda.

Segundo a série de reportagens produzida por Ruben Berta, o ex-secretário de Governo de Castro, Rodrigo Bacellar, foi o principal articulador político dos 9 mil cargos secretos do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj).

Em resposta à coluna publicada no Metrópolis, Bacellar afirmou que por ter atuado como assessor de imprensa na campanha de Eduardo Paes ao governo em 2018, o repórter teria “interesses escusos” ao cobrir irregularidades do governo Castro. Barbosa chama as revelações de “campanha midiática” contra Bacellar e Castro.

“Ele foi assessor do Paes em 2018 e os opositores foram Wilson Witzel e Cláudio Castro. Ele deveria ser impedido de atuar como repórter nesse caso [investigações do governo estadual]. Ele deveria ser impedido de apurar certas matérias”, disse Barbosa. No entanto, o jornalista também publica reportagens que expõem fatos negativos sobre o governo de Eduardo Paes.

Fonte: Metrópoles

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Pular para o conteúdo