Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores cobra punição aos responsáveis pelo ato golpista de Brasília

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores vem a público repudiar e manifestar preocupação com os atos criminosos praticados por bolsonaristas no último dia 8 de janeiro, que, entre tantos ataques ao Estado Democrático de Direito, atentaram contra a segurança e a dignidade de diversos jornalistas, comunicadores e profissionais da imprensa.

Levantamentos feitos por organizações de defesa da liberdade de expressão dão conta de que já são 14 o número de registros de jornalistas atacados pelos extremistas no ato golpista de Brasília. Nunca é demais lembrar que discordar da imprensa é legítimo; tentar silenciá-la com ataques e agressões é mais um evidente ataque às liberdades democráticas em que a liberdade de imprensa e o trabalho dos jornalistas e comunicadores é um grande pilar. Essa prática de ataques e violações aos profissionais da comunicação foi comum nos últimos quatro anos. E não vamos aceitar ações que atacam a democracia brasileira.

As imagens a que o Brasil inteiro assistiu atônito no último domingo demonstraram a bestialidade com que aqueles manifestantes tratam as instituições democráticas. Além da destruição do patrimônio público, dos bens culturais seculares, das mesas e cadeiras dos salões onde se tomam as mais importantes decisões do país, o ato – que só foi possível pela inação do Governo do Distrito Federal – busca instaurar no país um clima de instabilidade e impor um caminho autoritário que a população brasileira já rejeitou de forma majoritária nas eleições do ano passado.

Neste momento, é fundamental que as autoridades investiguem o episódio rapidamente, responsabilizando os envolvidos, para que o poder público dê uma resposta aos profissionais agredidos e passe uma mensagem contundente a toda sociedade de que aquelas condutas, além de crimes flagrantes, são inaceitáveis em um país que se pretende efetiva e verdadeiramente democrático.

Seguiremos acompanhando de perto e cobrando celeridade em todas as ações que, obrigatoriamente, precisam impor o rigor da lei contra todos que atentaram contra a nossa democracia. Nos solidarizamos e nos colocamos à disposição de todos os jornalistas, comunicadores e demais profissionais da imprensa que sofreram ataques durante o livre exercício de seu ofício para cobrar uma atuação contundente da Justiça brasileira.

Garantir que os crimes cometidos no último domingo sejam realmente punidos é o único caminho para que o Brasil comece a lidar com o seu legado de atrocidades de um passado de impunidade, para onde nenhum de nós quer regressar.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pular para o conteúdo