Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores

Rede Nacional de Proteção repudia novos ataques à jornalista Juliana Dal Piva

Na sexta-feira, 21 de junho, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos publicou uma série de prints forjados em que ele atribui à jornalista Juliana Dal Piva conversas que não existiram. Premiada e reconhecida no meio pelas reportagens aprofundadas que fez e faz, causando desconforto em alguns grupos políticos e motivando retaliações, Juliana é também diretora da Abraji.

As publicações fraudulentas de Santos, no X e no Instagram, se seguem a pedidos para que seus seguidores a ir ao perfil da jornalista “cobrar satisfações” sobre uma troca de mensagens que não existiu, com uma falsa ameaça, em uma evidente campanha para atingir a reputação da jornalista e da Associação. Desde sexta-feira, Santos já chamou Juliana de “cadela do Soros”, “piranha”, entre outras ofensas misóginas e machistas.

Juliana Dal Piva publicou em suas redes sociais, em texto e vídeo, mensagem em que refuta os prints divulgados, reforça que não se deixará intimidar por esse tipo de atitude e que seguirá fazendo o seu trabalho. A agência Aos Fatos verificou indícios de edição e manipulação que demonstram a fraude nos prints

Allan dos Santos é foragido da Justiça brasileira e está nos EUA desde 2020. Ele teve contas bloqueadas nas plataformas digitais em 2021, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, sob a acusação de utilizá-las para promover atos antidemocráticos. Santos, porém, segue criando novos perfis no X e no Instagram. No último, usou uma conta recém-criada, na quinta-feira antes do início dos ataques, para espalhar conteúdos falsos sobre Juliana Dal Piva.

Pular para o conteúdo