Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores
Imagem: Reprodução TV Band

Bolsonaro ataca jornalista Vera Magalhães durante debate da Band

O ataque ocorreu neste domingo (28) após a jornalista fazer uma pergunta sobre a cobertura vacinal durante a pandemia de Covid-19 

Por: Isabela Alves

O presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, durante o primeiro debate entre os candidatos à presidência na TV Bandeirantes, neste domingo (28).

Durante o segundo bloco, houve uma dinâmica no qual o jornalista faz uma pergunta a um candidato, enquanto outro adversário deve realizar um comentário. A jornalista perguntou sobre a cobertura vacinal ao candidato Ciro Gomes (PDT) e pediu para que o chefe do Executivo comentasse. 

“A cobertura vacinal está despencando nos últimos anos. Em que medida que a desinformação difundida pelo presidente pode ter agravado a pandemia de Covid?”, perguntou. 

Em resposta, Bolsonaro disse: “Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo!”.

Ainda durante o seu tempo de resposta, Bolsonaro questionou a atuação da candidata Simone Tebet (MDB) durante a CPI da Covid-19: “A senhora falou uma frase na CPI, o seguinte, ‘não é porque houve malversação de dinheiro público que devemos investigar’. A senhora foi conivente com a corrupção na CPI. Não achou nada contra mim. Escondeu Paulo Gabas que desviou R$ 50 milhões e não foi investigado pela CPI. A senhora é uma vergonha para o Senado Federal e não estou atacando mulheres não. Não venha com historinha de atacar mulheres, de se vitimizar”, afirmou. 

No fim do debate, em entrevista ao Uol, Vera Magalhães expressou que Bolsonaro teve uma postura descontrolada e desnecessária, além de afirmar que seu comportamento foi prejudicial a ele mesmo já que não aceita ser questionado por mulheres. 

O Instituto Vladimir Herzog publicou uma nota repudiando as agressões de Bolsonaro à jornalista Vera Magalhães.

Fonte: Band Jornalismo, Correio Braziliense e Abraji

Imagem: Reprodução TV Band

Pular para o conteúdo