Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores
Imagem: Patrícia Santos/Desenrola e Não me Enrola

Coletivos lançam plataforma de solução para distribuição de notícias nas periferias

Território da Notícia espalhará totens por diferentes regiões da cidade de São Paulo

A forma como as notícias produzidas por iniciativas de comunicação das periferias de São Paulo são distribuídas está em transformação. Agora, os conteúdos também são acessados em pontos de grande circulação, conectando leitores online e offline por meio de totens digitais.

A iniciativa é da Território da Notícia, que teve seu evento de lançamento marcado no dia 24 de agosto.

A proposta nasceu a partir da parceria entre as iniciativas de comunicação Alma Preta Jornalismo, Desenrola e Não me Enrola, Embarque no Direito e Periferia em Movimento. A TN foi uma das iniciativas selecionadas pelo Desafio de Inovação Google News Initiative na América Latina em 2019.

“A TN nasce para atravessar o caminhos de quem vive nas periferias. Não é possível ignorar a falsa democratização da internet e da informação. A desigualdade é estrutural e se renova sempre. A distribuição desigual de infraestrutura, as limitações de renda e um certo analfabetismo digital existem. O TN, então, tenta contornar isso para promover  o direito à comunicação, ou seja, para romper com a concentração da mídia”, explica a jornalista Gisele Brito, umas das responsáveis pela gestão editorial do projeto.

Os totens digitais estão sendo instalados em pontos estratégicos nas regiões Leste, Oeste, Norte e Sul da capital. Além da distribuição de notícias, a TN adotou um modelo de negócio sustentável para as organizações de jornalismo, com um plano de monetização de conteúdo.

Ronaldo Matos, responsável pela gestão comercial, explica a importância da estratégia de veiculação de anúncios e de campanhas nas telas para o público e grupos empresariais locais.

“A Território da Notícia vai inovar e oferecer uma solução inédita no Brasil, que é você ofertar a possibilidade de ter um anúncio num território periférico dentro de um estabelecimento comercial, onde o anunciante vai entrar em contato com uma audiência estratégica para o negócio dele, seja um produto, um serviço ou uma política pública”, diz.

Imagem: Patrícia Santos/Desenrola e Não me Enrola

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