Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores

“Comprova” lança capacitação para ampliar checagem nas redações

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Projeto, coordenado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) selecionou seis veículos de cinco regiões brasileiras

Por Isabela Alves

O projeto Comprova, trabalho colaborativo entre vários veículos de comunicação que é coordenado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), lançou o projeto +Redações.

A iniciativa, que conta com o apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, busca viabilizar a participação de seis veículos durante 11 meses no Comprova, projeto este que verifica a veracidade de informações divulgadas em redes sociais e na internet em geral, centralizando a checagem dos fatos em seu website e desmistificando notícias falsas.

A ação busca aumentar a capacidade das organizações selecionadas de avaliar e publicar informações verificadas, além de expandir o alcance do projeto a diferentes públicos e partes do país. 

Os temas do projeto incluem assuntos como a pandemia de Covid-19, políticas públicas e as eleições presidenciais de 2022. Vale ressaltar que a capacitação oferecida será feita de maneira objetiva e apartidária. 

Os veículos selecionados representam cada uma das cinco regiões brasileiras e o Distrito Feral. São elas: O Dia (RJ), Metrópoles (DF), Plural (PR), Rádio CBN Cuiabá (MT), Portal Imirante (MA) e Portal Norte de Notícias (AM). Todos foram selecionados a partir de indicações de empresas jornalísticas e validadas pelos 33 membros do Comprova. 

Para a seleção foram considerados itens como alcance, qualidade da produção de conteúdo, capacidade de produção multiplataforma e influência regional em estados em que o Comprova não tinha ainda representantes. 

Os jornalistas dessas organizações receberão mais de 30 horas de treinamento e uma bolsa que possibilitará a sua dedicação ao projeto até o início de dezembro de 2022.

Fonte: Abraji

Skip to content