Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores

“Comprova” lança capacitação para ampliar checagem nas redações

Projeto, coordenado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) selecionou seis veículos de cinco regiões brasileiras

Por Isabela Alves

O projeto Comprova, trabalho colaborativo entre vários veículos de comunicação que é coordenado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), lançou o projeto +Redações.

A iniciativa, que conta com o apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, busca viabilizar a participação de seis veículos durante 11 meses no Comprova, projeto este que verifica a veracidade de informações divulgadas em redes sociais e na internet em geral, centralizando a checagem dos fatos em seu website e desmistificando notícias falsas.

A ação busca aumentar a capacidade das organizações selecionadas de avaliar e publicar informações verificadas, além de expandir o alcance do projeto a diferentes públicos e partes do país. 

Os temas do projeto incluem assuntos como a pandemia de Covid-19, políticas públicas e as eleições presidenciais de 2022. Vale ressaltar que a capacitação oferecida será feita de maneira objetiva e apartidária. 

Os veículos selecionados representam cada uma das cinco regiões brasileiras e o Distrito Feral. São elas: O Dia (RJ), Metrópoles (DF), Plural (PR), Rádio CBN Cuiabá (MT), Portal Imirante (MA) e Portal Norte de Notícias (AM). Todos foram selecionados a partir de indicações de empresas jornalísticas e validadas pelos 33 membros do Comprova. 

Para a seleção foram considerados itens como alcance, qualidade da produção de conteúdo, capacidade de produção multiplataforma e influência regional em estados em que o Comprova não tinha ainda representantes. 

Os jornalistas dessas organizações receberão mais de 30 horas de treinamento e uma bolsa que possibilitará a sua dedicação ao projeto até o início de dezembro de 2022.

Fonte: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)

Imagem: Jéssica Lewis – Pexels

Pular para o conteúdo