Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores
Foto: Vito Gemaque/SINJOR-PA
Imagem: Vito Gemaque/SINJOR/Via Ponte Jornalismo

Nota de solidariedade ao jornalista Kleyton Silva

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores vem a público para se solidarizar e manifestar repúdio à violência imposta ao jornalista Kleyton Silva pelo Coronel da Polícia Militar Leonardo Franco, chefe do gabinete militar do MPPA.

Kleyton é assessor do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Pará (SISEMPPA) e cobria, a serviço do sindicato, a posse do procurador geral de Justiça do Pará na quinta-feira, dia 13 de abril, em Belém. Durante a cobertura, o coronel revistou a mochila com os equipamentos fotográficos do jornalista sem o seu conhecimento. Ao tomar conhecimento da situação, Kleyton notificou a assessoria de comunicação do Ministério Público do Pará (MPPA) e questionou o coronel sobre o procedimento.

Não bastasse o ato arbitrário de revistar os pertences do jornalista sem seu conhecimento, Kleyton foi seguido ao término do evento pelo coronel e outras três pessoas que não foram identificadas. O grupo atacou o carro e tentou, sem sucesso, retirá-lo do veículo. Notando que o jornalista pedia ajuda pelo celular, o grupo se afastou enquanto gritaram que iriam procurá-lo e achá-lo, num claro ato de intimidação.

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores se soma ao Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA), ao SISEMPPA, à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a tantas outras organizações e movimentos sociais para cobrar apuração rigorosa desse ato de violência contra um profissional da imprensa e a garantia à segurança do jornalista e de sua família.

Imagem: Vito Gemaque/Sinjor/Via Ponte Jornalismo

Pular para o conteúdo