Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores

Vera Magalhães é atacada por deputado bolsonarista em debate de São Paulo

Nesta terça-feira, 13 de setembro, no final de um debate entre os candidatos a governador de São Paulo, a jornalista Vera Magalhães foi abordada de forma agressiva e covarde pelo deputado estadual Douglas Garcia, do Republicanos, que estava no evento à convite de seu companheiro de partido, o candidato Tarcísio de Freitas.

Com celular em punho, o deputado passou a dirigir ofensas a Vera Magalhães, afirmando, entre outras coisas, que ela é “uma vergonha para o jornalismo” e repetindo informações falsas sobre o salário da jornalista.

Cabe lembrar que, semanas atrás, Vera Magalhães foi covardemente atacada pelo presidente Jair Bolsonaro durante um debate com candidatos à presidência e, desde então, passou a ser intensamente ofendida pelas redes bolsonaristas de desinformação.

Em nota, diversas organizações ligadas à defesa da liberdade de expressão manifestaram repúdio à atitude de Douglas Garcia e solidariedade a Vera Magalhães.

O Instituto Vladimir Herzog também se manifestou. No entendimento da organização, trata-se de mais um episódio absolutamente inaceitável e precisa ser devidamente punida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Para a organização, não se pode admitir que um parlamentar, eleito para representar o poder que emana do povo e zelar pela Constituição, cometa tal ato de violência contra uma jornalista. Ao atacar Vera Magalhães, o deputado revela todo seu machismo, sua misoginia e uma incrível incompreensão do papel da imprensa na sociedade – características totalmente incompatíveis com o cargo público que ocupa, completa a nota.

Por fim, o IVH manifesta apoio irrestrito à jornalista Vera Magalhães e reafirma o compromisso em seguir lutando pela construção de um país mais justo e igualitário, que valorize o jornalismo como um dos pilares do Estado Democrático de Direito.

Pular para o conteúdo