Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores

Jornalistas recebem ameaças de morte após denúncia de esquema de fake news

No dia seguinte após a publicação da reportagem, o portal “Congresso em Foco” foi derrubado por um ataque hacker e ficou fora do ar por nove horas

O repórter Lucas Neiva, do portal Congresso em Foco, foi ameaçado de morte após a publicação de uma reportagem que denuncia um esquema de produção de fake news em favor do presidente Jair Bolsonaro

A matéria foi publicada no último sábado, 4 de junho, e revela que usuários da plataforma Imageboard, um fórum anônimo, estão dispostos a arcar com os custos e investir em criptomoeda na produção de notícias falsas para a campanha do atual presidente. 

A publicação ainda dá dicas e orientações para que os conteúdos se tornem virais, ou seja, para que as postagens sejam compartilhadas por um grande número de usuários. 

Depois da divulgação, o jornalista teve seus dados pessoais vazados e recebeu diversas ameaças na internet. No dia seguinte, o site do Congresso em Foco foi derrubado por um ataque hacker e chegou a ficar fora do ar por nove horas.

A editora do site, Vanessa Lippelt, também foi vítima dos ataques. Os jornalistas registraram um boletim de ocorrência e agora o caso será investigado pela 9ª Delegacia de Polícia de Brasília.

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores está em contato com os jornalistas e se colocou à disposição para ajudar no que foi necessário.

Trata-se de mais uma inaceitável ameaça criminosa contra a atuação da imprensa, que agrava o cenário de degradação das estruturas democráticas em nosso país. Prestamos solidariedade às vítimas e exigimos que as autoridades responsáveis conduzam a investigação de forma célere e transparente.

Imagem: Reprodução Congresso em Foco / Uol

Pular para o conteúdo