No ano em que a Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores completa seis anos, o site da iniciativa ganha nova cara e recursos adicionais.
A Rede de Proteção, uma iniciativa coordenada pelo Instituto Vladimir Herzog e pela organização internacional Artigo 19, acaba de lançar uma nova versão do seu site. Quando o espaço virtual foi lançado, em 2021, sua principal função era receber denúncias de forma segura sobre violências contra jornalistas e comunicadores. Hoje o espaço virtual se consagra como espaço de referência para quem busca informações sobre tópicos relacionados à Liberdade de Expressão e Imprensa no país. Confira algumas das mudanças no site:
- A Home Page está muito mais dinâmica e com informações em tempo real. Quando o site foi lançado, em 2021, a página principal trazia um infográfico estático com alguns dados sobre o contexto da Liberdade de Expressão no Brasil no ano anterior. Agora você pode conferir, em um mapa interativo, os tipos de violência e a quantidade de casos que a Rede de Proteção atendeu ao longo do tempo e em cada estado do país.
- Novo carrossel no topo da Home. Novo espaço para destaque de notícias e notas da Rede de Proteção. O botão de denúncia de casos de violência contra Jornalistas e Comunicadores segue sendo o principal elemento no topo da página.
- Nova área para materiais audiovisuais. Espaço totalmente novo para videoaulas, vídeos e documentários sobre o campo da comunicação no país e no mundo.
- Novos materiais de referência na Biblioteca de Proteção. Cartilhas, relatórios e outros documentos de organizações referências na defesa da liberdade de Expressão e Imprensa no Brasil e no mundo. Materiais para quem quer aprimorar suas estratégias de proteção e defesa ou dados e informações para você compreender melhor o contexto de quem produz informação no país.
- Área inteiramente dedicada aos integrantes da Rede de Proteção. Centenas de comunicadores, organizações e movimentos sociais nos 27 estados do país integram esta iniciativa e definem as diretrizes de ação desta articulação que é nacional. Neste novo espaço você pode acessar as redes dos coletivos de comunicação e organizações integrantes.
E não se esqueça de seguir a Rede de Proteção no BlueSky e se cadastrar no Boletim Tá na Rede, a newsletter mensal da Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores.