Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores
Imagem: Reprodução Uol

Vereador ataca jornalista durante sessão plenária em Goiânia

Kleybe Morais (MDB) chegou a apontar o dedo no rosto do jornalista que estava sentado na àrea reservada à imprensa

Por: Isabela Alves

O jornalista José Bonfim Moraes, repórter âncora da CBN Goiânia, foi ameaçado e ofendido pelo vereador Kleybe Morais (MDB) durante uma sessão plenária na Câmara Municipal de Goiânia, em 5 de outubro. 

Durante sua fala, Morais estigmatizou a imprensa e afirmou que não iria aceitar “bandidos da imprensa” fazerem “chacota”, “caricaturas” e “algazarra” com os vereadores da Casa e que “iria com tudo para cima [de quem fizesse]”. 

Depois da declaração, ele se dirigiu ao jornalista da CBN e proferiu ameaças diretas: “você me respeita, moleque, marginal; eu quero que você venha para cima de mim de novo…”, disse apontando o dedo no rosto do jornalista que estava sentado na área reservada à imprensa. 

Em nota, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia determinou que o Conselho de Ética da Casa instaure um procedimento disciplinar a fim de apurar o teor do pronunciamento, bem como a conduta do vereador. A Câmara informou que defende a liberdade de imprensa e o jornalismo profissional: 

“O Poder Legislativo da capital mantém relacionamento institucional de elevado nível com os veículos de comunicação, tem apreço por seus profissionais e é parceiro da imprensa na defesa da transparência, da liberdade de expressão com responsabilidade, dos direitos individuais e coletivos e da cidadania”, diz a nota. 

Durante a sessão, o vereador declarou ser favorável à imprensa “livre, honesta, verdadeira, séria e de credibilidade”, mas é contra o que ele classificou de imprensa “corrupta e que espalha fake news”. O vereador fez um pedido de desculpas direcionado apenas aos jornalistas e à imprensa que, segundo ele, são “sérios e honestos”. 

Em entrevista à Abraji, o repórter José Bonfim declarou que não cobre a Câmara e que nunca produziu matérias sobre o vereador. Naquela ocasião, ele estava apenas substituindo um colega que está de licença médica. 

Fonte: Abraji

Imagem: Reprodução Uol

Pular para o conteúdo